tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Seinfeld - Matéria Especial - Parte 1


 

 

A Série - Eleita pela TV Guide (uma das mais populares e antigas revistas do segmento televisivo nos Estados Unidos), Seinfeld foi um marco na história dos sitcoms - a comédia situacional - isto é, que envolve temas recorrentes do dia a dia: desde a necessidade de determinados comportamentos sociais até a história da evolução do papel higiênico.

 

 

Seinfeld foi uma série de sucesso que partiu da premissa da "História sobre o nada". Todas as séries de humor até então possuíam um pano de fundo, e a peculiaridade de Seinfeld reside justamente no total descompromisso com um determinado tema. Descompromisso é, também, a palavra que melhor define a vida conjugal dos principais personagens da série, que estavam sempre trocando de namorado ou namorada.

 

 

Este fator fez de Seinfeld um fiel retrato da sociedade ocidental nos anos 90, especialmente da população de grandes metrópoles como Nova Iorque, que é onde a série se passava - embora fosse filmada na finada Castle Rock , localizados em Los Angeles.

 

 

Embora o ambiente urbano fosse o carro chefe de Seinfeld, em diversos episódios os personagens faziam viagens para outras cidades, estados e até mesmo países - sempre pelos motivos mais inusitados. Isto fazia com que a série tivesse uma maior verossimilhança com a vida real, e parecesse mais natural do que uma série, fazendo assim, com que as pessoas se identificassem com todo tipo de situação.

 

 

Como Surgiu? - Larry David trabalhava como balconista de uma loja e fazia consertos em tvs, até que um dia resolveu tentar a vida como comediante. No começo dos anos 80, Larry arranjou um emprego de roteirista e ator no seriado Fridays da rede americana ABC. Alguns anos depois, em 1984, passou a integrar o time de roteiristas do conceituado show noturno Saturday Night Live.

 

 

Larry, que sempre sofreu de ansiedade, certo dia irritou-se com determinados aspectos de seu trabalho e resolveu pedir demissão. No dia seguinte, arrependido, voltou a trabalhar como se nada houvesse acontecido. Este tipo de situação levou Larry David a fazer uma listagem de todas as situações cretinas ou gafes que já vivera em sua vida e fazer aquilo dali por diante. Isso reforçaria seu trabalho como comediante.

 

 

Foi então que resolveu voltar para Nova Iorque. Em Manhattan, conheceu Jerry Seinfeld, um comediante razoavelmente famoso pelo seu estilo de abordagem e por ter se apresentado algumas vezes em talk shows de horário nobre, como Tonight Show com Johnny Carson, Late Night com David Letterman e The Merv Griffin Show.

 

 

Foi quando Larry David mostrou à Jerry Seinfeld todo a lista de situações embaraçosas que vivera até então, porém, Larry não estava conseguindo interpretá-las ao público em seu shows e isso o irritava. Desta forma, tiveram a idéia de criar um programa sobre tais situações.

 

 

E com uma visão argumentávelmente consistente com a filosofia niilista, de que a vida é inútil (porém, muito engraçada e divertida), fizeram um piloto e o apresentaram para a NBC. Depois de terem o piloto negado, a rede NBC resolveu voltar atrás, e deram uma chance aos dois.

 

 

O recrutamento de elenco não levou muito tempo. Inicialmente Larry David interpretaria a si mesmo na série, assim como Jerry Seinfeld, mas por se considerar extremamente problemático interpretando, Larry resolveu que fosse criado um personagem metalingüístico em seu lugar, assim nasceu "George Costanza", interpretado na série por Jason Alexander.

 

 

Um dos personagens mais emblemáticos da série, e o favorito de muitos espectadores, era Cosmo Kramer. Kramer foi baseado em um ex-vizinho de Larry David chamado Kenny Kramer. Este vizinho, segundo Larry - e como posteriormente ficou-se sabendo publicamente pela fama do inspirador do personagem - era exatamente como o personagem vivido por Michael Richards (que Larry conheceu nos tempos de "Fridays", da ABC).

 

Partes:  01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net