tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Shadow Boy - Boken Shonen Shadar - Parte 1


 

 

Shadow Boy ou As Aventuras de Shadow Boy foi um desenho animado japonês que narrava as aventuras de um valente garoto guerreiro, que lutava contra as forças do mal e tinha como seu maior inimigo um vilão de aparência diabólica chamado de Dr. Spectro.

 

 

Segundo pesquisas realizadas através dos sites animated-divots e animenewnetwork, que são duas conceituadas páginas da Internet, foram encontrados as seguintes informações abaixo especificadas.

http://www.animated-divots.com/atvi-b.htm#blist

http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedya/anime.php?list=B

 

 

O desenho animado era originariamente denominado de Boken Shonen Shadar, foi produzido pela Toei Doga, através do estúdio de animação Nippon Hoso Eigasha e apresentado pela primeira vez no Japão, pela Nippon Television (NTV), entre 18 de setembro de 1967 a 30 de março de 1968, num total de 26 episódios. Cada episódios foi dividido durante a programação na grade da televisão japonesa em 6 partes de aproximadamente 5 minutos cada e veiculadas semanalmente estas partes.

 

 

Também consta que o desenho animado foi criado por Okamoto Mitsuteru, com a direção geral de Tsurutaro Kataoka, os roteiros de Masaki Tsuji e a direção de animação a cargo de Nobuzaku Kuwashima.  A série é também conhecida pelo nome em inglês de “Adventures of Young Shadar” (Aventuras do Jovem Shadar) e que foi apresentada, além do Japão e Brasil, em outros países como a Itália onde recebeu o título de “La Spada di Luce” e na Venezuela com o nome de “Sombrita”.

 

 

No Brasil encontramos também algumas informações a respeito desse desenho animado em dois sites de grande conceito, a Mofolandia e também na Memory Chips. O site da Mofolandia, por exemplo, nos informa que este desenho animado foi apresentado no Brasil nos anos 70 até os 80, pela TV Record de São Paulo, canal 7, entre outros, inicialmente em preto e branco e depois a cores. Segundo o amigo e colaborador Gustavo Trigueiros, cada episódios da série tinha aproximadamente 30 minutos de duração e, no Brasil, as películas chegavam por partes (conforme veiculado na TV japonesa que dividia cada episódio.

 

 

Ainda segundo Gustavo Trigueiros, como não havia roteiro, o estúdio teve dificuldade em realizar as dublagens e, por questões de programação na grade, não incluíram todos os 30 minutos de cada episódio, mas apenas uns 20 ou 25, sendo que, no mínimo, uma das partes de cada episódios ficou sem dublagens (ou, pelo menos, se foi dublado, não foi ao ar). A série Shadow Boy narra a história de um garoto que permanecera adormecido por longos anos dentro de uma cúpula de vidro, até que um certo dia acabou sendo libertado por um emissário de seu pai, que fora morto pelo terrível vilão conhecido por Doutor Spectro.

 

 

O site da Memory Chips por sua vez traz alguns dados complementares, tais como: que o desenho animado foi apresentado no Brasil entre 1974 a 1985 pelas emissoras Tupi e Record, com distribuição da Trans-Global e versão brasileira através da Cinecastro. Também informa que a série foi apresentado no Brasil no começo dos anos 70 pela TV Record de São Paulo, canal 7, em preto e branco, num total de apenas 26 episódios.

 

 

Neste site existe ainda um comentário de José Roberto Pereira dizendo que o desenho animado teve sua abertura feita às pressas e mais uma vez contou com a trilha sonora do desenho Viagem Fantástica. Além disso, a página da Memory Chips traz alguns sons de abertura e vozes dublados, personagens e episódios. Vale a pena consultar este site e também o da Mofolandia.

http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/Shadowboy.htm

http://www.memorychips.com.br/Shadow.htm

 

 

Apesar dos poucos dados disponíveis na Internet, ainda conseguimos mais alguns relatos sobre esse desenho animado, que conta com número razoável de fãs que lembram com saudade dessa série. Mesmo sendo um desenho animado de minha época, sinceramente não lembro de tê-lo assistido, a não ser recentemente quando o internauta, José Carlos Machado, em colaboração com este blog, me presenteou enviando-me dois vídeos com as aventuras de Shadow Boy, uma em preto e branco e a outra colorida.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  10  |

 

11  |  12  |  13  |  14  |  15  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net