tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Shaft - Parte 1


 

 

Shaft foi uma série de televisão produzido pela Metro Goldwyn Mayer Television, baseado nos personagens criados por Ernest Tidyman, do gênero drama e crime, apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974, num total de apenas 7 episódios, de aproximadamente 90 minutos cada e no Brasil exibido pela extinta Rede Tupi.

 

 

O espetáculo foi baseado na sucessão de três filmes de longa metragem. De acordo com Melvin Van Peebles, a história original narrava as aventuras de um detetive branco, mas depois do sucesso da música “Sweet Sweetback´s Baadasssss Song” (1971), o manuscrito original sofreu uma adaptação por Ernest Tidyman que focalizou todas as aventuras num detetive de origem afro-americana e em 1971, Shaft se transformou num filme dirigido por Gordon Parks e realizado pela Metro-Goldwyn-Mayer.

 

 

As ações do filme tinham elementos de filme “noir” e contava a história do detetive afro-americano chamado John Shaft, protagonizado por Richard Roundtree, que andava pelo Harlem, em meio a uma gangue italiana para encontrar a filha perdida de um criminoso negro. O álbum da trilha sonora teve a marca de Isaac Hayes, que fez um grande sucesso com a música “Theme from Shaft”, muito conhecida até os dias atuais e que também ganhou o Oscar em 1972 como a Melhor Canção Original.

 

 

O filme ganhou uma importância tão grande que foi selecionada para ser preservada na “United States National Film Registry” pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente e historicamente ou esteticamente significante” no ano de 2000.

 

 

O filme fez sua estréia nos Estados Unidos em 2 de julho de 1971, distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer e Warner Bros. (DVD), com duração de aproximadamente 100 minutos. Pouco tempo depois o filme ganhou mais duas seqüências, uma em 1972, chamada “Shaft´s Big Score” e outra em 1973 com “Shaft in África”.

 

 

Ela também foi transformada numa série de televisão apresentada pela CBS entre 1973 a 1974. Segundo alguns autores, na série semanal de televisão, o personagem principal Shaft, sofreu algumas modificações em relação ao seu enredo original do filme, e agora em vez de trabalhar contra a polícia, ele passava a trabalhar com eles. Muitas fãs começaram a achar que Shaft havia se vendido e por causa disto, acabou sendo cancelada.

 

 

No ano de 2000, ocorreu uma nova seqüência do filme protagonizado por Samuel L. Jackson, que interpretava um sobrinho do personagem John Shaft, interpretado por Richard Roundtree, que ainda era um detetive e tentava que seu sobrinho se unisse a ele.

 

 

Porém, analistas mais contemporâneas sugerem que os dois tipos de espetáculo (filme e seriado) atraíram uma audiência completamente diferente, entretanto acabou confundindo a cabeça dos fãs e não dando tempo para se construir uma boa justificativa para tal.

 

Partes:   01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net