tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Sir Francis Drake - Parte 1


 

 

Sir Francis Drake era uma série de TV inglesa que narrava as aventuras de um capitão e sua tripulação, interpretado por Terence Morgan como comandante de um famoso navio chamado Golden Hind, no século 16, com batalhas em alto mar, lutas de espadas e também as intrigas no tribunal no reinado de Elizabeth I, freqüentemente causado pelo embaixador espanhol, Mendoza, numa época que a Inglaterra tinha grandes atritos mercantis e territoriais com a Espanha.

 

 

A série e o personagem principal foi baseado numa figura real de Francis Drake, que nasceu em Tavistock, Devonshire, por volta de 1540 e segundo alguns historiadores ele era um filho bastardo de  Isabel I.

 

 

Dizem também, que chegou ao cargo de capitão de um navio aos vinte anos de idade e dois anos depois perdeu o navio numa batalha contra a Armada Espanhola, o que fez com Drake guardasse um grande ressentimento contra os espanhóis.

 

 

Mais tarde, em 1577, a rainha envia Drake para atacar os espanhóis ao longo da costa do Pacífico e segundo algumas lendas, Drake várias vezes agia como um corsário, para não causar conflitos diretos entre a Inglaterra e a Espanha, o que lhe valeu o apelido de pirata dos mares.

 

 

Drake era obstinado em derrotar os navios de Felipe II da Espanha e com o tempo passou a comandar uma das maiores frotas inglesas naval da Europa daquela época e que acabou sendo denominado por “Invencível Armada”.

 

 

Segundo consta, em 1588, a Armada Inglesa, liderada por Francis Drake afundou cerca 23 navios da armada espanhola. A tese mais aceita é que Sir Francis Drake morreu em Puerto Bello, no Panamá, em janeiro de 1595, de desinteria e lá enterrado, mas uma lenda conta que ao morrer, Drake foi lançado ao mar trajando uma armadura de ouro de dezoito quilates, com sua espada, também de ouro.

 

 

Os episódios televisivos reproduziam vários cenários da época, que eram freqüentemente pinturas de fundo, assim como se usava muitos modelos de navios em miniatura, mas também havia os de verdade.

 

 

Um dos navios utilizados nas filmagens, por exemplo, era um antigo navio de pesca a motor, que havia servido por muitos anos durante a Segunda Guerra Mundial. Depois os produtores levaram o navio para Falmouth, onde seu casco foi despido e reconstruído apropriadamente para representar o navio “The Golden Hind” e onde várias cenas foram filmadas.

 

 

Embora o espetáculo fosse criado para atender ao gênero de ação e aventura, a maioria das cenas dos episódios consistiam de dramatizações das políticas de bastidores, tendo como fundo assunto ligado a segurança e ao poderio de forças entre duas grandes potências da época, Espanha e Inglaterra. Naturalmente que as cenas de lutas, guerras e abordagem de navios existiam, mas de maneira bastante restrita e colocada adequadamente dentro do contexto do capítulo.

 

 

O ator Terence Morgan era um homem já com alguma experiência com o mundo na navegação bem antes, quando trabalha como caixeiro viajante para a empresa Lloyds of London, uma firma de corretagem de seguros, especializada em seguros marítimos, onde fez grandes amigos e aprendeu diversas coisas da profissão dos marinheiros.

 

 

Mais tarde se interessou pela carreira artística e depois de alguns testes conseguiu uma bolsa de estudos na famosa Academia Real de Arte Dramática da Inglaterra. Depois ficou no exército por alguns anos até se machucar e desta forma voltou a pensar novamente na carreira artística. Começou a fazer filmes ao lado de grandes artistas famosos como Laurence Olivier, por exemplo.

 

 

Num desses filmes Morgan tinha que lutar com a espada, mas como não tinha nenhum conhecimento, passou a ter aulas com Denis Loraine, um especialista no manejo de espada e isso também abriu caminho para vários outros filmes que exigissem a utilização de espada, inclusive o seriado televisivo que o tornou mundialmente famoso.

 

 

Antes dessa série televisiva, um outro filme inglês foi estrelado por Matheson Lang, no papel de Francis Drake foi produzido, mas o ator causou uma grande consternação quando durante as filmagens, numa das cenas deixou cair acidentalmente a própria espada que segurava, que fora emprestado especialmente do Almirantado, no tanque do estúdio. Isto acabou se tornando manchete nos jornais, o que acabou repercutindo pessimamente para o filme.

 

 

O seriado de televisão trata os diversos períodos com grande exatidão, utiliza também em grande parte da licença poética para mostrar as aventuras de Drake para obter maior efeito dramático, além de mostrar o grande domínio de Morgan com a espada.

 

 

O espetáculo é também conhecido como The Adventures of Sir Francis Drake e foi apresentado originalmente pela rede ATV, no Reino Unido, entre 12 de novembro de 1961 a 29 de abril de 1962, num total de 26 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, em preto e branco, entretanto, em algumas áreas do Reino Unido, foram apresentadas em períodos diferenciados.

 

 

A série foi realizada em conjunto entre a ABC / ATV produções, nos estúdios da Elstree Studios e em diversas localidades da Inglaterra. Toda a pesquisa história do seriado foi realizada por E. Hayter Preston, as músicas ficaram sob a responsabilidade de Ivor Slaney e os figurinos dos personagens a cargo de Beatrice Dawson, aliás todas impecáveis, consistindo num dos dos pontos altos do espetáculo e que não devia em nada às grandes produções cinematográficas da época.

 

 

O espetáculo foi produzido por Anthony Bushell, dirigido por Clive Donne e Harry Booth, o editor das histórias foi Ian Stuart Black e as lutas de espadas organizadas por Peter Diamond. Posteriormente o seriado foi apresentado também nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 24 de junho de 1962 a 9 de setembro de 1962, onde foram exibidos somente 12 episódios, de um total de 26. Os motivos não foram encontrados. A série foi também apresentada no Brasil, mas não foi possível determinar a emissora que o transmitiu.

 

Elenco

 

Terence Morgan como Sir Francis Drake

 

Jean Kent como Rainha Elizabeth I

 

Patrick McLoughlin como Richard Tevelyan

Richard Wagner como Walsingham

Roger Delgado como Embaixador Mendoza

Michael Crawford como John Drake

Milton Reid como Diego

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net