tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Super Heróis Marvel - The Marvel Superheroes - Parte 1


 

 

Super Heróis Marvel ou The Marvel Super Heroes foi uma série de desenhos animados de televisão produzida pelo estúdio canadense Grantray-Lawrence Animation, dirigidos por Grant Simmons, Ray Patterson e Robert Lawrence, a cores, numa animação muito limitada através do processo de xerografia.

 

 

O seriado foi baseado em cinco super-heróis da Marvel Comics criados por artistas como Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck, dentre outros, que são destaques da chamada Era de Prata dos Quadrinhos.

 

 

Aliás, muitos autores consideram que o principal responsável por essa produção foi o próprio Stan Lee, que na época era o editor e diretor de arte da Marvel Comics, que em associação com os produtores da Grantray-Lawerence/Krants Films fez com que a produção desse os seus primeiros passos. Dizem até que foi o próprio Stan Lee que escolheu os caracteres a serem utilizados.

 

 

O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, em syndicated, entre 1 de setembro a 1 de dezembro de 1966, num total de 65 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada.

 

 

No Brasil foi exibida por volta de 1967, pela TV Bandeirantes, TV Alvorada, entre outras, com uma receptividade tão boa, que logo começaram a surgir as primeiras histórias em quadrinhos da Editora EBAL, patrocinados pelos Postos Shell. Em 1975, a série voltou a ser exibida dentro do programa do Capitão Aza, na extinta Rede Tupi e também na Rede Globo e TV Gazeta.

 

 

A série no Brasil teve algumas dublagens. A primeira vez ocorreu pela Rio-Som, depois pela Herbert Richers e também pela Marshmellow, que passou a dublar a série mais recente remasterizada. Uma das narrações mais lembradas é a do locutor esportivo da Rede Globo, Léo Batista.

 

 

O espetáculo era composto por cinco series, cujas aventuras duravam cada uma cerca de sete minutos aproximadamente e apresentado inicialmente num programa de meia hora, onde eram apresentados três segmentos de sete minutos de um único super-herói, separados por uma breve descrição dos outros quatro heróis.

 

 

As apresentações em syndicated, nos Estados Unidos obedeciam a seguinte cronologia horária:

Segunda-feira – Capitão América

Terca-feira – O Incrível Hulk

Quarta-feira – O Homem de Ferro

Quinta-feira – O Poderoso Thor

Sexta-feira – Namor, o Príncipe Submarino

 

 

O espetáculo apresentava, além dos personagens principais, Namor, Thor, Capitão América, Hulk e o Homem de Ferro, outros personagens que participaram como coadjuvantes nas histórias como Lady Dorma, a namorada do Príncipe Submarino Namor e também Jane Foster, a menina dos olhos de Thor.

 

 

Parceiros como do Capitão América como Bucky Barnes e o adolescente Rick Jones, que era o amigo leal do Incrível Hulk, também estiveram presentes na série, bem como os vilões Mandarim e o Cara Vermelha, lá estavam para infernizar a vida dos nossos super-heróis, entre outros convidados.

 

 

Ao todo foram produzidos 65 episódios divididos em três segmentos de sete minutos, totalizando 195 episódios. O curioso desta animação era o fato de ser produzida a cores, num processo compostas por imagens tiradas diretamente das histórias em quadrinhos e depois manipuladas por xerografia para minimizar a produção da animação.

 

 

Isto ocasionava uma animação muito limitada de diversas imagens em painéis estáticos, onde geralmente podiam se notar apenas os movimentos labiais dos personagens quando eles falavam e ocasionalmente quando mexiam uma perna, um braço, olhos e assim por diante.

 

 

O resto da animação acontecia praticamente através de uma narração vocalizada por um ator que contava todas as circunstancias de todo o acontecimento da história. Além disso, as diversas cenas de lutas, por exemplo, eram grafadas por uma porção de figuras onomatopaicas, tais como “Bang”!, “Soc!” e coisas do gênero.

 

 

Este tipo de animação gerou uma crítica muito severa por parte de alguns fãs da animação pela sua péssima qualidade, com a utilização de histórias originais, em sua maior parte retirada de clássicos de Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck, entre outros. Não foi por acaso, que esse tipo de animação não gerou sucessores.

 

 

Elenco original

 

Capitão América / Steve Rogers na voz de Arthur Pierce

Hulk na voz de Max Ferguson

Bruce Banner na voz de Paul Sols

Homem de Ferro / Tony Stark na voz de John Vernon

Namor na voz de John Vernon

Thor na voz de Chris Wiggins

Narrador da série foi Bernard Cowan

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  10  |  11  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net