tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Supertrain - Super Trem - Parte 1


 

 

Supertrain foi uma série de televisão do gênero drama e aventura, de curta duração, criado por Donald Westlake e Earl W. Wallace e apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, entre 7 de fevereiro a 5 de maio de 1979, num total de 9 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada. No Brasil foi exibido pelo SBT com o título de “Super Trem”.

 

 

A história deste espetáculo começa por volta de 1978, quando Fred Silverman foi contratado pela rede NBC e vinha com a reputação de ser o responsável por diversas séries famosas, que conseguiram rivalizar com a CBS e a ABC, ao longo dos anos 70.

 

 

Enquanto isso o produtor Dan Curtis surgia com uma idéia de um programa que tiraria o proveito de assassinatos em um trem, que geraria muita ação e expectativa e desta forma bolou em enredo de uma espionagem semanal a bordo de um trem que ia de costa a costa. Seria algo semelhante a um programa semanal de “Murder on the Oriente Express”.

 

 

Silverman, então sugeriu algumas mudanças secundárias e em vez de utilizar um velho trem, propôs utilizar um super trem. Um trem abastecido com energia atômica mais rápida do mundo, além de exclusivo, o mais fascinante até então construído, utilizando um enredo muito semelhante a um sucesso dessa mesma época, a série “The Love Boat”.

 

 

Assim iniciaram o projeto para o clone do “The Love Boat”, que era apresentada pela rede ABC, e então chamaram o novo projeto de Supertrain. Pouco tempo depois o produtor Curtis recebeu um memorando de Silverman informando que a série Supertrain já estava marcada para ser apresentada em fevereiro, ou seja, pouco menos de quatro meses para que todo o projeto estivesse pronto.

 

 

Silverman também comunicou a Curtis sobre os efeitos especiais e um elenco enorme, mas que provavelmente não daria tempo para ser concretizada. Para que o projeto pudesse ser viabilizado, a rede NBC jogou-se de corpo inteiro, contando todos os minutos, além de uma verdadeira fortuna gasta para conseguir criar o trem e a via férrea em miniatura, também a contratação de várias empresas para preparar as paisagens, cidades, todas minúsculas, de modo a parecer realmente um filme bastante realístico. A

 

 

o invés de uma pequena piscina como em “The Love Boat”, o Supertrain teria uma piscina enorme, cercada por meia dúzia de restaurantes, um ginásio e até uma imensa discoteca, afinal estávamos na década de 70. Depois os produtores procuraram criar o elenco com todos os artistas não muito famosos e assim foram contratados Harry Flood, Penny Whitaker, Dave Noonan, George Boone, Dan Lewis e Wayne Randall, entre outros para encabeçar o elenco principal.

 

 

Desta forma chegaram finalmente em fevereiro com os primeiros episódios prontos e Fred Silverman decidiu colocar o espetáculo na quarta-feira, no mesmo horário que a rede ABC apresentava a série “Eight is Enough” e a CBS exibia “The Jeffersons”.

 

 

Realmente Supertrain alcançou uma grande audiência em seu primeiro episódio, “Express to Terror”, um telefilme especial com duas de duração, apresentado em 7 de fevereiro de 1979, entretanto logo em seguida começaram as revisões dos próximos capítulos que se tornaram deploráveis, tanto que os episódios seguintes alcançaram somente a metade da audiência da primeira semana.

 

 

Boa parte dessa culpa estava em seus roteiros muitos ruins. Enquanto “The Love Boat” era claramente uma comédia romântica, os enredos de Supertrain iam de um lado para outro, mostrando misteriosos assassinatos, que ora estava mais para uma palhaçada e em outro momento estava voltado para um drama, tudo num mesmo episódio, fazendo com que os espectadores não soubessem se riam ou se choravam e desta forma acabavam mudando de canal.

 

 

Assim mesmo, Supertrain exibiu os seus primeiros seis episódios, quando Fred Silverman resolveu despedir o produtor Dan Curtis e a maioria dos roteiristas e parte do elenco. O produtor Robert Stambler foi contratado para transformar a série num espetáculo de muita ação e aventura.

 

 

O novo Supertrain deu uma boa melhorada, mas já era tarde demais, por mais que se tentasse o espetáculo já estava derrotada. A rede NBC nunca conseguiu repor a imensa fortuna investida e as perdas dessa produção. Para complicar ainda mais este episódio também culminou com o boicote norte-americano das Olimpíadas de Verão de 1980, levando por muito pouco a interrupção da rede.

 

 

Por estas razões, Supertrain é geralmente apontado como um dos maiores fracassos da televisão. Uma parte do tema musical de Supertrain composta por Bob Cobert foi depois reciclada pela NBC para o game show “Chain Reaction”.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net