tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Swiss Family Robinson - A Família Robinson - Parte 1


 

 

Swiss Family Robinson foi uma série de televisão norte-americana, também conhecida por “Island of Adventure”, do gênero ação e aventura, produzido pelo famoso diretor Irwin Allen, com roteiros de Anthony Lawrence, John Meredith Lucas e William Welch, baseado na famosa obra de mesmo nome de Johan David Wyss, dirigido por Christian I.Nyby II e Lesli H. Martinson e contando com as músicas a cargo de Richard LaSalle.

 

 

O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 14 de setembro de 1975 a 4 de abril de 1976, num total de 20 episódios, mais o piloto, de aproximadamente 60 minutos cada capítulo, numa só temporada e no Brasil exibida pela Rede Globo, na década de 80, com o título de “A Família Robinson”.

 

 

A série semanal foi introduzida por um telefilme piloto de duas horas de duração “Swiss Family Robinson” produzida pela Irwin Allen Productions, em associação com Twentieth Century Fox e apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos, pela rede ABC.

 

 

A primeira parte foi apresentada no dia 15 de abril e a segunda em 24 de março de 1975. Mais tarde, quando alguns capítulos semanais já estavam prontos, o episódio piloto voltou a ser reprisada no dia 07 de setembro de 1975, uma semana antes do início dos capítulos subseqüentes.

 

 

O produtor e diretor Irwin Allen já havia trabalhado com esse tema ao criar a série de televisão, de grande sucesso “Lost in Space” (Perdidos no Espaço), em 1965, mostrando a família Robinson se perdendo pelo espaço. Depois fez mais alguns sucessos na televisão e depois partiu para o cinema onde criou outras obras famosas.

 

 

Em 1974, depois do sucesso do longa-metragem “The Tower” (O Inferno na Torre), Irwin Allen voltou seus olhos novamente para a televisão onde produziu algumas outras obras, como a telessérie “Adventures of the Queen” (Pânico em Alto Mar) e também “The Swiss Family Robinson” (A Família Robinson), com a qual fez um sucesso muito relativo, já na fase quase que decadente da carreira do diretor e produtor.

 

 

A obra original “The Swiss Family Robinson” foi escrita por Johann David Wyss, na Suíça, com o título original “Der Schweizerische Robinson”, escrita em alemão e publicada pela primeira em 1812, sobre uma família suíça que se naufraga nas Índias Orientais a caminho de Port Jackson, na Austrália. Segundo alguns autores, a obra foi escrita por Wyss destinado a ensinar seus quatro filhos sobre os valores familiares, boas práticas zootécnicas, os usos do mundo natural e auto-suficiência.

 

 

A série televisiva narrava as aventuras de uma família suíça de náufragos perdidos numa ilha deserta em algum lugar do Pacífico, onde são mostradas as dificuldades da família em ter de enfrentar todos os dias a sua sobrevivência, assim como dar lições sobre a vida, seus problemas pessoais de cada um, os pais tendo que lidar com os filhos pequenos que já estavam se tornando adolescente, entre outras coisas.

 

 

Na ilha a família constrói uma casa na árvore, que entre outras coisas serviam também para se protegerem dos animais silvestres da ilha e também utilizavam as sobras de um barco para poderem pescar longe da costa.

 

 

Na ilha, a família Robinson encontra também um outro náufrago, um marinheiro chamado Jeremias, que havia chegado a algum tempo atrás e os Robinsons passam a contar com a sua amizade e auxílio.

 

 

Curiosamente esta série foi uma das primeiras participações de Helen Hunt, interpretando a jovem Helga Wagner e que mais tarde se tornaria uma das atrizes mais famosas do cinema e da televisão, conhecida por seus sucessos como Louco por Você, Twister e o Náufrago, entre outras.

 

 

Elenco

 

Martin Milner como Karl Robinson

 

Pat Delany como Lodie Robinson

 

Willie Aames como Fred Robinson

 

Eric Olson como Ernie Robinson

 

Helen Hunt como Helga Robinson

 

Cameron Mitchell como Jeremias

 

Episódios

 

 

00 – Swiss Family Robinson - piloto

01 – The Typhoon

02 – The Hawk

03 – The Mountain

04 – Man O´War

05 – The Slave Ship

06 – The Pit

07 – The Tiki

08 – Neptune´s Nephew

09 – The Chimp

10 – The Castaway

11 – The Treasure

12 – The Captain

13 – The Bell

14 – Ernie´s Christmas

15 – The Operation

16 – The Renegades

17 – Jean Lafitte – Part I

18 – Jean Lafitte – Part II

19 – The Devils

20 – Wild Dog

 

 

Esta série de televisão não deve ser confundida com um outro seriado de mesmo nome, produzido pela televisão canadense, também baseada na obra de Johann David Wyss. Este espetáculo foi apresentado originalmente no Canadá, pela CTV, entre 1974 a 1975, num total de 26 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, numa só temporada.

 

 

A série foi produzida pela CTV, Fremantle e Trident Television e suas filmagens foram realizadas nas praias da Jamaica, e as cenas das selvas em Kleinburg, Ontário, no Canadá. Esta produção teve somente uma temporada, pois na mesma época a ABC apresentava nos Estados Unidos a outra série com o mesmo nome e tema. Esta situação impedia as vendas desta série para o lucrativo mercado norte-americano, o que causou o seu encerramento prematuro.

 

Elenco – Swiss Robinson – 1974

 

 

 

Diana Leblanc como Elizabeth Robinson

Chris Wiggins como Johna Robinson

Michael Duhig como Ernest Robinson

Ricky O´Neill como Franz Robinson

Heather Graham como Marie Robinson

 

 

Toda vez que lembramos das aventuras da Família Robinson vem à mente o famoso filme dos anos 60, produzida pela Walt Disney, estrelado por John Mills, Dorothy McGuire e Sessue Hayakawa, baseado no romance de 1812.

 

 

O filme foi produzido por Walt Disney, Bill Anderson e Basil Keys, com roteiros de Lowell S.Hawley e direção de Ken Annakin, música de William Alwyn, com estréia em dezembro de 1960, nos Estados Unidos. No Brasil o filme ficou conhecido como A Cidadela dos Robinson e fez um grande sucesso.

 

 

O filme narra as aventuras da família Robinson a caminho de Nova Guiné, quando o barco é perseguido pelos piratas em meio a uma grande tempestade no mar. O Capitão e a tripulação abandonam o navio e conseguem chegar a uma ilha aparentemente desabitada. Lá constroem uma fortaleza e passam a viver tranqüilamente, até que os piratas descobrem a ilha e os Robinson tem que enfrentar esses terríveis corsários.

 

 

A obra de Johann David Wyss ficou famosa no mundo inteiro inspirando diversas outras obras em livros, filmes, televisão, histórias em quadrinhos e até um jogo de computador, em 1984, pela Tom Snyder Productions, entre outras.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net