tvsinopse.

kinghost.net

 







 


O Texano - The Texan - Parte 1


 

 

O Texano ou The Texan foi uma série de televisão do gênero western que narrava as aventuras de um solitário e veterano texano da guerra civil norte-americana conhecido como Big Bill Longley, interpretado por Rory Calloun, que vagava pelo Oeste bravio e ajudando as pessoas necessitadas. Freqüentemente o enredo se centrava ao redor de um velho amigo ou de algum parente dele que o chamava para pedir ajuda.

 

 

Sua fama de um grande pistoleiro, muito rápido no gatilho criou-lhe uma grande reputação, o que causava grandes transtornos para ele, pois muitos só queriam se confrontar com ele apenas na ânsia de fazer um grande nome com isso.

 

 

A série foi produzida por Jerry Stagg e tendo como produtores executivos Victor Orsatti e o próprio ator Roy Calhoun, através de uma parceria entre a Desilu Productions e Rorvic Productions, apresentada originalmente nos Estados Unidos, em preto e branco, pela rede CBS, entre 1958 a 1960, num total de 79 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada.

 

 

O espetáculo foi introduzido por um episódio piloto denominado “Texas in Town” no dia 28 de setembro de 1958, com direção de Earl C. Kenton, numa história de Harry Kronman. No Brasil o seriado foi exibido pela extinta TV Tupi, mais ou menos pela mesma época.

 

 

Apesar do espetáculo ficar centrado apenas no personagem principal Bill Longley, interpretado por Rory Calhoun, a série contava com a presença de alguns personagens recorrentes e também de diversas estrelas convidadas de grande renome como Neville Brand, James Drury, J. Carrol Naish, Ron Haggerty, Michael Landon, Stacy Harris e Lon Chaney Jr., entre outros.

 

 

Rory Calhoun nasceu como Francis Timothy McCown no dia 8 de agosto de 1922, em Los Angeles, Califórnia, EUA e antes de se tornar um ator famoso passou por uma infância e adolescência conturbada. Ficou órfão aos nove anos de idade e passou a ser criado pela mãe e pelo padrasto nos bairros pobres de Los Angeles.

 

 

Quando chegou a adolescência roubou um revólver e praticou diversos assaltos a joalherias e também um carro e por causa disso passou uma boa parte na prisão. Quando chegou a idade adulta resolveu se regenerar e trabalhou como lenhador, vaqueiro, boxeador e motorista. Iniciou sua carreira quase por acaso, participando como extra num filme do Gordo e o Magro.

 

 

Logo depois foi contratado pela MGM, devido principalmente a sua altura, tinha quase 1,91m e suas feições muito atléticas, ótimas para o cinema. Começou fazendo papéis insignificantes, mas aos poucos foi galgando seu lugar no estrelado. Quando conheceu o grande produtor David O. Selznick conseguiu papéis melhores e também teve seu nome mudado pelo próprio Selznick para Rory Calhoun.

 

 

Destacou em famosos filmes de western de médio orçamento, mas ao longo de sua carreira interpretou diversos outros papéis, mas ficou famoso internacionalmente pelo seu trabalho na série de televisão “The Texan”. Depois participou em outras séries televisivas e também em telenovelas na década de 80. Casou-se em 1948 com a atriz Lita Baron com quem teve três filhas.

 

 

Divorciou-se em 1970 e depois se casou novamente com a jornalista Sue Rhodes com quem teve mais uma filha e ficou casado com ela até sua morte, ao 76 anos de idade, no dia 28 de abril de 1999, em Burbank, Califórnia, devido ao seus diabetes e complicações com um enfisema pulmonar.

 

Partes:   01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net