tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Tightrope! - Na Corda Bamba - Parte 1


 

 

 Tightrope!, também conhecido no Brasil sob o título de Na Corda Bamba foi uma série semanal norte-americana de televisão criada e produzida por Russell Rouse e Clarence Greene, através da Greene-Rouse Productions, Screen Gems Filmed Presentation, que na época era uma divisão da Columbia Pictures para a rede CBS.

 

 

O espetáculo tinha como personagem único e principal o ator Mike Connors como um agente secreto da polícia chamado Nick Stone, que tinha a missão de se infiltrar dentro do crime organizado para obter informações e assim colocar seus integrantes detrás das grades.

 

 

No primeiro episódio denominado “Getaway Day”, Nick é nomeado agente para se unir a uma grande gangue responsável por um roubo muito ousado. A cada episódio Nick usava um nome diferente para se proteger. Apesar de ser um agente da polícia ele era praticamente desconhecido das unidades policiais e por conta disso não tinha como evitar que as balas viessem de ambos os lados.

 

 

Geralmente após conseguir infiltrar-se ele participava ativamente de um assalto ou outro plano qualquer que o bando planejara e assim permanecia como se fosse um deles até o momento em que a quadrilha era encontrada e encurralada pela polícia, que previamente já havia sido informado do tal acontecimento.

 

 

Quando a policia chegava normalmente dava ao início ao tiroteiro de ambos os lados e onde rapidamente os policiais conseguiam dominar os bandidos. Neste momento do tiroteiro, num descuido da policia e dos bandidos, Nick geralmente aproveitava a ocasião para escapar por algum lugar e assim não era apanhado pela polícia, continuando a manter sua identidade em segredo.

 

 

O personagem Nick ficou famoso por carregar um revolver escondido num coldre na parte detrás dele, preso ao seu cinto, o que por várias vezes acaba surpreendendo os bandidos, que pensavam que ele estava desarmado, como era mostrado logo na abertura do espetáculo.

 

 

. Em algumas ocasiões até tirava o paletó para que os bandidos acreditassem estar ele desarmado, mas nunca dava as costas para eles, pois era de lá que ele sacava sua arma rapidamente quando a ocasião ficava extremamente inoportuna e perigosa.

 

 

 Na grande maioria das vezes, Nick era revistado pelos bandidos, mas como o revólver estava escondido na parte de trás, nunca era notada sua presença e, portanto ele era dado como desarmado.

 

 

Esse era um dos grandes trunfos do seriado, além de contar sempre com a presença de belas mulheres, que geralmente estavam acompanhadas de seus velhos e feios companheiros, e assim acabavam sempre jogando todo seu charme para cima de Nick, que em quase todos os episódios parecia ser o mais jovem e mais atraente de todas as pessoas presentes.

 

 

Nick também possuía aquele charme encantador com as mulheres, sempre se mostrando de maneira inteligente, cavalheiro e até com um ar de cinismo por vezes. A presença das belas mulheres no espetáculo tinha como objetivo, além é claro atrair o público masculino em geral, mas também servia como um gancho para Nick se aproximar dos chefes das quadrilhas, geralmente representados por homens bem mais velhos e carecas.

 

 

Apesar dessa proximidade com diversas mulheres, não aconteciam cenas “calientes”, no máximo ele recebia uma bela dama tarde da noite, em seu apartamento onde rolava no máximo alguns beijos, nada mais que isso. Na maioria das vezes ele apenas jogava o seu charme para cima delas, deixando-as muito vaidosas e interessadas.

 

 

Também no desenrolar de quase todos os episódios, ele fumava vários cigarros e em diversas circunstâncias sempre estava com seu copo de uísque, seja num night club, em companhia de uma bela dama ou em conversas com outros homens, aliás, eram muito comuns essas cenas de homens e mulheres fumando, bastante típico da época.

 

 

Ao final de todo episódio, antes da entrada dos créditos finais, uma cena comum era ver Nick andando sozinho por uma avenida movimentada, a noite, refletindo sobre todos os acontecimentos ocorridos.

 

 

A série foi toda ela produzida em preto e branco, tendo como fundo dos acontecimentos os movimentos geralmente noturnos, principalmente em hotéis e night clubs, o que ocasionava uma impressão ainda maior de escuridão nestas cenas à noite, principalmente com a utilização de poucas luzes, causando uma grande penumbra em grande parte de suas cenas.

 

 

A serie foi encerrada depois da primeira temporada devido a muitas reclamações sobre violência excessiva, apesar da popularidade do espetáculo, mas não era para menos, pois Nick geralmente convivia quase o tempo todo em companhia de bandidos de toda espécie, onde eram mostrados típicos estereótipos de gangsters da década de 40 e 50.

 

 

Mais tarde a série continuou a ser reprisada em syndication nos Estados Unidos, sem as cenas de violência, mas acabou perdendo sua originalidade. A série foi ainda reavida em três pilotos de uma hora, dois com Mike Connor. A primeira foi em 1961, chamado de “The New Tightrope”, outra em 1962 com o nome de “The Expendables” e em 1972 com um outro ator, Christopher George, denominada “Man on a String”, mas nenhuma delas chegou a ser desenvolvida para um novo seriado.

 

 

A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre 8 de setembro de 1959 a 31 de maio de 1960, num total de 37 episódios, com aproximadamente 30 minutos de duração. Além desses, havia um episódio desconhecido, com a participação de Douglas Fowley, Jean Howell e Will J. White, entre outros, que nunca chegou a ser apresentada e considerada como um episódio perdido. A música tema do seriado foi composta por George Duning e no Brasil o espetáculo foi exibido quase pela mesma época, com o título de "Na Corda Bamba", com grande sucesso.

 

Vídeo - Clique

 

 

 

 

 

 

 

 

Tightrope - 1

 

 

 

Tightrope - 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partes:   01    02     03     04     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net