tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Tom e Jerry - Parte 1


 

 

Tom e Jerry é um desenho animado centrado nas tentativas frustradas de um gato chamado Tom em capturar Jerry, um ratinho muito esperto e engenhoso. Geralmente em todos os episódios acontecem eletrizantes perseguições, utilização de diversas armadilhas e truques, que na maioria das vezes não causam um resultado satisfatório.

 

 

Em alguns episódios também aparecem outros personagens como um buldogue chamado Spike e também um rival de Tom, um outro gato chamado Butch. Há também episódios em que os dois são muitíssimos amigos e nesta hora surge um terceiro problema que acabam envolvendo os dois, que às vezes podem acabar bem, em outras podem provocar a ira de um contra o outro, enfim, diversas coisas podem acontecer.  

 

 

Os desenhos de Tom e Jerry tiveram seu início na década de 40 com a criação de curta metragem pelos estúdios da Metro Goldwyn-Mayer denominada “Puss Gets the Boot”, que teve sua estréia no cinema em fevereiro de 1940.

 

 

Nesta curta metragem os personagens não eram ainda chamados de Tom e Jerry, mas apenas o gato era chamado de Jasper e o ratinho ainda não tinha nenhum nome, mas logo depois foram batizados pelos nomes conhecidos até os dias de hoje.

 

 

Durante este período foram produzidas cerca de 114, escritas e dirigidas por William Hanna e Joseph Barbera, que mais tarde, durante a década de 60, fundaram sua própria companhia, que se tornou mundialmente famosa, a Hanna-Barbera Productions, após o fechamento do departamento de desenhos da MGM.

 

 

Durante o tempo que Tom e Jerry foram produzidos pela MGM ela ganhou por sete vezes o prêmio Oscar como o melhor curta de animação. Na década de 60 a MGM resolveu voltar a produzir novas curtas de Tom & Jerry, mas como seu departamento de desenhos já havia sido fechado, o produtor William L. Snyder fez um acordo com a Rembrandt Films da Checoslováquia para a produção de mais 13 curtas.

 

 

Segundo diversos autores esses desenhos animados foram bastante criticados por apresentar um formato muito diferente da anterior, usando de diversos elemento surreais, movimentos exagerados dos personagens e adição de efeitos sonoros considerados como bizarros, entre outras.

 

 

Por volta de 1963, o famoso desenhista Chuck Jones que havia criado vários personagens para a Warner Bros. Cartoons resolveu abrir sua própria companhia de animação denominada Sib Tower 12 Productions, que passou a produzir uma nova produção de Tom & Jerry, que durou entre 1963 a 1967, num total de 34 curtas metragens.

 

 

Na década de 60, as curtas produzidas por Hanna e Barbera foram editados para a televisão, com algumas modificações e na década de 80, a MGM passou para as mãos de Ted Turner, que também depois vendeu a companhia mais tarde, mas continua ainda hoje com os direitos sobre Tom & Jerry, que são produzidos até os dias atuais.

 

 

No Brasil os desenhos de Tom & Jerry foram apresentados pelo SBT e também pela televisão a cabo como a Cartoon Network, entre outras. Desde a sua criação na década de 40, Tom & Jerry já foram produzidos em diversas curtas para o cinema, em séries de televisão, filmes de longa metragem e também alguns telefilmes para a pequena tela, sem esquecer naturalmente dos diversos jogos de videogame desenvolvimento para diversas plataformas.

 

 

Basicamente a filmografia dos desenhos de Tom e Jerry para a televisão compreendem:

 Tom and Jerry Show - ABC - 1975-1977

The Tom and Jerry Comedy - CBS - 1980-1982

The Tom and Jerry Hour - Nickelodeon 1981-1984 / Toon Disney, 1999 até o presente

Tom and Jerry Kids Show - FOX - 1990-1993

Tom and Jerry Tales - WB/CW - 2006 -2008

 

Partes:   01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   07   |   08   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net