tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Tom Corbett Space Cadet - Parte 1


 

 

Tom Corbett Space Cadet foi uma série de televisão protagonizada pelo personagem Tom Corbett, que aparecia em várias histórias descritas na televisão, rádio, livros, histórias em quadrinhos, entre outros, nos anos cinqüenta.

 

 

As histórias mostravam as diversas aventuras de Tom Corbett, Astro e Roger Manning e todos os cadetes da “Space Academy” (Academia Espacial), que treinavam para se tornarem membros da elite da “Solar Guard” (Guarda Solar).

 

 

Todas as ações aconteciam na Academia, em salas de aula ou a bordo da nave de treinamento deles denominada de “Polaris”, um foguete cruzador que podia ir para outros mundos dentro do sistema solar e em órbita ao redor das estrelas mais próximas.

 

 

O universo que Tom Corbett participava era de uma pseudociência, diferente dos padrões atuais, mas muito mais enraizada na ficção científica que a mídia produzia na época. Nesta ficção, Marte era um deserto, Vênus uma selva e os asteróides um abrigo de naves espaciais piratas, mas pelo menos fora da órbita da Terra não havia ar.

 

 

Isso também contrastava com a série “The Twilight Zone”, de anos mais tarde, onde as pessoas podiam desfrutar de cenas onde as pessoas podiam se manter nos asteróides sem as roupas ordinárias e cansativas, ou mesmo ainda em “Lost in Space” (Perdidos no Espaço), de muitos anos mais tarde, que podiam contar até um uma extraordinária nave chamada “Júpiter e Andrômeda”.

 

 

Antes de “Star Trek” (Jornadas nas Estrelas), Tom Corbett Space Cadet era cientificamente a série mais precisa na televisão em termos de ficção científica, em grande parte devido ao acompanhamento de Willy Ley como conselheiro de ciências, cargo esse passado para Frankie Thomas, que após sua entrada mudou todo o conteúdo científico do seriado de televisão.

 

 

Toda a série foi desenvolvida por Joseph Lawrence Greene da Grosset & Dunlap, inspirado por Robert A. Heinlein em seu livro “Space Cadet” de 1948, mas também baseado em seu próprio trabalho anterior. Joseph Greene havia submetido um roteiro originalmente para a rádio denominada “Tom Ranger e Space Cadets” em 16 de janeiro de 1946, mas permaneceu engavetado quando o romance de Heinlein foi publicado.

 

 

Greene então refez todo o roteiro do rádio e passou a desenvolver para uma tira de aventuras de um jornal diário, a qual nunca chegou a ser produzida. As aventuras de Tom Corbett surgiram primeiramente na televisão e depois foi seguida pelas tiras de jornais.

 

 

O seriado de televisão foi exibido em quatro emissoras diferentes: em 2 de outubro a dezembro de 1950 foi apresentada pela rede CBS. De 1951 a janeiro de 1952 foi pela rede ABC; entre julho a setembro de 1951 pela NBC e entre agosto 1953 a maio de 1954 pela DuMont, e em dezembro de 1954 a 25 de junho de 1955 retornou novamente a rede NBC.

 

 

O seriado teve 217 episódios, em preto e branco, com aproximadamente 30 minutos de duração cada. Também entre 1952 a 1956 foram publicados oito livros através da Grosset & Dunlap, escrita debaixo do pseudônimo de Carey Rockewll, com Willy Ley como conselheiro técnico.

 

 

As tiras passaram a ser publicada em diversos jornais norte-americanos, entre 9 de setembro de 1961 a 6 de setembro de 1953. Nessa mesma época, a Dell Comics passou a publicar as histórias em quadrinhos das aventuras de Tom Corbett.

 

 

Depois que a série de televisão perdeu interesse pelo público, a Dell deixou de produzir os quadrinhos, que passaram a serem produzidas pela Prize Comics. Também nos anos noventa, um número pequeno de exemplares foi produzida no estilo dos Mangás, mas rapidamente rejeitadas pelos fãs ardorosos de Tom Corbett. As histórias de Tom Corbett chegou ao rádio entre 1 de janeiro de 1952 a 26 de junho de 1952, inicialmente com um segmento de 15 minutos, três vezes por semana.

 

 

Depois o espetáculo passou a ser apresentada em 30 minutos, duas vezes por semana. Também uma versão radiofônica foi desenvolvida na Austrália, utilizando atores locais. O personagem de Tom Corbett também serviu de inspiração pra brinquedos, lancheiras e até nas caixinhas de cereais.

 

Partes:   01     02     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net