tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Torchy - The Battery Boy


 

 

Torchy the Battery Boy foi a segunda obra de Roberta Leigh produzida por Gerry Anderson e Arthur Provis (AP Films), em colaboração com a própria autora Leigh, dirigido por Gerry Anderson, com música conduzida por Barry Gray, direção de arte de Reg Hill e efeitos especiais de Derek Meddings. Os 26 episódios restantes da segunda temporada foi produzida pela Associated British Pathe. Durante a segunda temporada Gerry Anderson e a AP Films não se envolveram em sua produção. A série foi apresentada originalmente pela ITV, na Inglaterra, entre 1958 à 1959, num total de 52 episódios de 15 minutos cada.

 

 

A série narrava a história de algumas crianças brincando no jardim de Mr. Bumble-Drop, quando ele resolveu amarrar os brinquedos deles, no fio de umas pipas que ele havia construído, mas uma rajada de vento fortíssima, acabou levando os brinquedos, um podle chamado Pom-Pom. Diante disso, duas crianças, uma chamada de Bossy Boots e a outra Bogey Meanymouth se recusaram a continuar brincando em seu jardim, caso ele não trouxesse de volta os brinquedos que acabaram voando.

 

 

Assim o velho fabricante de brinquedos criou um boneco, em forma de menino, chamado Torchy, para procurar os brinquedos perdidos. Para tanto, Torchy que era um brinquedo fabricado com mecanismo de um relógio, recebeu uma lanterna de pilha mágica sobre sua cabeça, para que ele pudesse encontrar os objetos perdidos. 

 

 

Mr Bumble-Drop também construiu para Torchy um foguete de papelão e assim o nosso herói voou até as estrelas e numa delas encontrou Pom-Pom e outros brinquedos perdidos numa estrela que cintilava maravilhosamente no espaço. Lá chegando Torchy descobre uma terra fantástica chamada Topsy Turvy Land, onde os cremes de pães nascem em árvores, existem poças cheias de chocolate e pirulitos que crescem nos campos.

 

 

Nesta terra mágica, os brinquedos podiam caminhar, conversar e assim Torchy acabou fazendo muitos amigos. Mais tarde todos eles decidiram construir uma aldeia chamada Frutown, porque todas as casa eram feitas de gigantescos pedaços de frutas. Mas apesar de tudo ser tão belo e gostoso, Torchy sabia que tinha que voltar para casa com os brinquedos perdidos, para devolver aos meninos. Assim Torchy parte desta maravilhosa terra, apenas com Pom-Pom e alguns outros perdidos. 

 

 

Os outros brinquedos que lá estavam não poderiam retornar senão voltariam a se tornar novamente estáticos, como originalmente eles eram e assim eles permaneceram por lá mesmo. Em seu retorno Tochy entrega os brinquedos perdidos e passa a ajudar Mr. Bumble Drop com seus problemas e ensinar todas as crianças a se comportarem.

 

 

Gerry Anderson e seu sócio Arthur Provis, já haviam elevado como nunca os padrões das séries de bonecos para crianças e numa visita á televisão solicitaram um aumento no orçamento, de quase o dobro do que eles haviam gastado com Twizzle, para que eles pudessem continuar mantendo o formato e o padrão.

 

 

Tendo um melhor orçamento, Gerry também contou com Christine Glaville que se encarregou das bonecas e marionetes. Ela fazia os bonecos em sua própria garagem em sua casa, esculpindo as cabeças em plasticine antes de colocar uma mistura de pó de cortiça, cola e álcool para poderem se fixar, sobre as cabeças de papel marché, que então eram lixados para ficarem mais lisos e perfeitos. 

 

 

Os corpos dos bonecos eram cortados em madeira pelo pai de Christine, sua mãe fazia as roupas e fantasias e o acabamento era feito por último por Christine, que dava os últimos retoques. Com o passar do tempo, os bonecos foram melhorados, assim como as bocas e os olhos e também o arame que usado na manipulação foi mudado, embora ainda continuassem visíveis.

 

 

As bocas dos bonecos eram abertas com um arame mais fino e uma peça foi inserida escondida para não interromper o seu fechamento novamente. Para permitir às bocas abrirem suavemente e fechar, um material bem flexível e claro foram fixados na parte mais baixa dos lábios, mas elas continuavam a causar problemas. Em vista disso, Christine Glanville decidiu que o único material apropriado e flexível para isto seriam utilizar uma borracha num preservativo. 

 

 

 

 

 

Como não era esperada que senhoras comprassem tais artigos, por volta de 1950, Christine enviou seu pai ao setor químico de Maidenhead, Berkshire, para comprar todas as diferentes variedades que ele pudesse encontrar. No final das contas, todo e qualquer embaraço causado ao cavalheiro provou ser desnecessário, pois se chegou a conclusão que uma tira macia e clara de couro utilizado nos modelos finais e acabou resolvendo o problema. Contando com maior orçamento, os cenários também foram melhorados por Reg Hill e seu novo assistente Bob Bell, dando para a série inteira um visual mais tridimensional. Até marionetes extras foram compradas e isso também ajudou tornar as filmagens mais produtivas.

 

 

 

Mas, durante o inverno de 1958, uma pesada nevasca tinha atingido a região de Thames Valley, paralisando-a. Isto não chegou a incomodar a equipe de produção, mas quando começou a descongelar, o nível de um rio por perto começou a subir e foram dadas advertências de inundação. Dentro de pouco tempo o rio aumentou três vezes a sua largura habitual e os lagos começaram a se formar nos parques. Em pouco tempo toda a equipe de produção ficou rodeada de água. Veículos de entrega tiveram que estacionar sobre as montanhas. Os suportes e os cenários foram desmontados por causa da invasão da água na mansão. 

 

 

Se tudo isso já não fosse ruim, um rebanho de cisnes ferozes resolver se alojar dentro da mansão, ameaçando todo a equipe. Com o tempo os níveis da água voltaram ao normal e a equipe pode retornar ao trabalho. Apesar de toda essas inconveniências, a equipe conseguiu terminar as filmagens de todas os 26 episódios dois meses antes do previsto. Roberta Leigh ficou encantado com isso e pediu mais 26 episódios, mas Anderson e Provis já haviam decidido ramificar a produtora e assim ela própria resolveu produzir a série de bonecos. 

 

 

Anderson não estava assim tão apaixonado em trabalhar com bonecos, mas logo percebeu que a sua companhia estava criando métodos sofisticados de trabalho. Diante da ramificação da produtora AP Films, Roberta Leigh reteve os direitos autorais exclusivos de Torchy The Battery Boy, como também todas os elementos que faziam parte desta série como os bonecos, cenários, música e levou para a Associated British Pathe para terminar os restantes 26 episódios sob a direção de Vivan Milroy. 

 

Canção - Torchy

 

Letra - Roberta Leigh

Música - Leslie Clair

Arranjo e condução - Barry Gray

 

Torchy, Torchy
Torchy, Torchy the little battery boy
I 'm a clever walking talking toy
With bright blue eyes and golden hair
I've a magic beam that can shine anywhere

 

Torchy, Torchy the little battery boy
Torchy, Torchy the battery boy
I 'm a walking talking toy
Press my switch see my bulb start to gleam
It's the most magic light you'll have seen
Torchy, Torchy

 

Vozes dos Personagens

Kennwth Connor (Mr. Bumble Drop - King Dithers)

 Olwen Griffths (Torchy)

Jill Raymond (Narrador - Flopsy - Bossy Boots)

Patricia Somerset (varias)

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.whirligig-tv.co.uk/tv/children/gerrya/gerrya.htm

http://www.sterlingtimes.co.uk/torchy.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Torchy_the_Battery_Boy

http://www.televisionheaven.co.uk/torchy.htm

http://www.imdb.com/title/tt0163504/

http://www.fanderson.org.uk/epguides/torchyeg.html

http://tv.com/torchy-the-battery-boy/show/32243/summary.html

http://www.cfhf.net/lyrics/torchy.htm

http://www.fanderson.org.uk/prodguides/prodind/html

http://www.wildabouthbritain.com.uk/

http://www.tv.com/torchy-the-battery-boy/

http://www.spectrum-headquarters.com/trading_page_various.htm

http://ffvdb.bfi.org.uk/sift/series/26915?view=event

http://shopping.kelkoo.co.uk/b/a/ss_goodmans_dvd_battery.html

http://www.headington.org.uk/adverts/themes/t.htm

http://www.supermarionation.tv/lynx_idx.html

http://wordpress.com/tag/gerry-anderson/

http://www.cinedelica.com/2006/09/gerry_anderson_.html

http://www.bbc.co.uk/lancashire/fun_stuff/lists/kids_telly.shtml

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net