tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Os Três Patetas - The Three Stooges - Parte 1


 

 

Os Três Patetas eram o trio mais biruta da Terra, um grupo de cômicos norte-americanos, que permaneceram ativos durante os anos de 1922 a 1970. O trio teve várias formações e seus integrantes mais conhecidos são conhecidos mais pelos seus apelidos do que pelos seus verdadeiros nomes: Moe, Larry, Curly, Shemp, Joe e Curly Joe.

 

 

Eles ficaram famosos pelos curtas-metragens, onde cultivaram o humor baseado na violência física e no jogo de palavras, gênero conhecido por pastelão. A sua larga permanência do trio em atividade (aproximadamente 48 anos) foi devido a sua popularidade fundamentada em seu humor agressivo e verbal.

 

Larry, Moe, Shemp e Healy

 

Mas, o principal eram os seus infelizes contratos que não permitiram que eles se tornassem proprietários de suas obras, recebendo apenas meros “cachês” semanais. Estas circunstâncias os obrigaram a atuar incansavelmente até que as enfermidades e às vezes a morte, os faziam deixar de atuar.

 

Harry Moses Horwitz (Moe)

 

Os Três Patetas começaram suas atividades artísticas quando um judeu chamado Harry Moses Horwitz conseguiu em 1909 ingressar na indústria cinematográfica, não como ator, mas como entregador de recados para os atores durante as filmagens nos estúdios da produtora Vitagraph.

 

Larry, Curly, Moe e Ted Healy

 

Mas aos poucos a sorte foi mudando e ele aparecer como extra em alguns filmes comerciais. Nesse tempo conheceu um outro jovem chamado Ted Healy, que estava interessado em se tornar um ator, logo se tornaram amigos e assim passaram a buscar trabalhos juntos.

 

Ted Healy

 

Três anos depois conseguiram ser contratados para participar de um ato de dança acústica de Annette Kellerman como “bailarinas” e assim permaneceram até o verão de 1912, depois se separaram.

 

Samuel Horwitz - Shemp

 

Samuel Horwitz, o irmão de Harry, decidiu também seguir os passos do irmão e se ingressou no mundo dos espetáculos e assim Harry e Samuel começaram a atuar nos vaudevilles, usando o pseudônimo que os fizeram célebres: Harry Moses passou a se chamar Moe e Samuel começou a usar o nome de Shemp.

 

Samuel Horwitz (Shemp)

 

Em 1922, quando Shemp tinha 27 anos e seu irmão Moe 25, se reencontraram casualmente com Ted Healy, a quem não viam há alguns anos. Ted contou de sua pretensão em se tornar um cômico profissional e por isso havia conseguido uma participação num teatro de Brooklin protagonizando um vaudeville. Como Ted precisava de parceiros para o número, convidou Shemp e Moe para se unirem ao seu espetáculo, o que foi aceito de imediato.

 

Louis Feinberg (Larry Fine - Larry)

 

O sucesso foi tal que Healy que passaram a ser conhecido como “Ted Healy e seus Cavaleiros do Sul” (Ted Healy and his Southern Gentlemen). Pouco tempo depois mudaram o nome para “Ted Healy e seus Patetas” (Ted Healy and his Stooges) e assim permaneceram por bom tempo. Em 1925, o trio acolheu a chegada de um novo integrante: outro jovem judeu chamado Louis Feinberg, que tomaria o nome artístico de Larry Fine (Larry).

 

 

Depois de trabalhar no vaudeville, “Healy e seus Patetas” conseguiram ingressar no cinema numa comédia de 1930, chamada “Soup to Nuts”, pela Fox (precursora da 20th Century Fox). Pouco tempo depois, Healy, Moe e Larry partiram para novas produções, mas Shemp decidiu pela carreira solo, arranjou trabalho no cinema onde protagonizou incontáveis comédias no teatro e cinema, foi secundário em numerosas séries e foi contratado pela RKO, a MGM, Universal e Monogram Pictures, entre outras.

 

Partes:  01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net