tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Ultra-Q - Urutora Kyu - Parte 1


 

 

Ultra-Q (Urutora Kyu) era uma série de TV japonesa do gênero “Tokusatsu SF/kaiju” seguindo a linha tradicional de filmes que falavam sobre fantasmas, sci-fi e terror. Foi produzido em branco e preto, pela Tokyo Broadcasting System, em parceria com a Tsuburaya Productions.

 

 

O espetáculo foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre janeiro a julho de 1966, com o último episódio sendo reprisado em dezembro de 1967, num total de 28 episódios. Esta série, mais tarde, deu origem ao popular Ultraman, seguido de suas Ultra series.

 

 

Embora o criador da série Eijii Tusuburaya pretendesse que essa série fosse parecida com o seriado norte-americano “The Twilight Zone” e focalizar menos nos monstros, a TBS o convenceu a colocar mais monstros no espetáculo devido ao imenso sucesso que Godzilla e Gamera faziam naquele momento.

 

 

Esta série também precede o “Arquivo X”, outro espetáculo norte-americano, que investigava os fenômenos sobrenaturais estranhos. Segundo alguns autores, a palavra “Q” do título foi inspirada na palavra “Obake”, que em japonês significa "fantasma", que popularmente era apelidada de “Oba-Q”, no entanto, outros autores afirmam que o “Q” vem do inglês “Question”.

 

 

Controvérsias à parte, a série era protagonizada por um piloto chamado Jun Manjome, seu co-piloto Ippei Togawa e uma fotógrafa e jornalista chamada Yuriko Edogawa, que investigavam casos envolvendo fenômenos sobrenaturais ou alienígenas, geralmente na forma de monstros.

 

 

Em 1990, uma versão cinematográfica foi produzida pelo próprio Tsubaraya, contando com um novo elenco, intitulado “Ultra Q The Movie: Hoshi no Desetsu”, de pouca repercussão.

 

Partes:   01     02     03     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net