tvsinopse.

kinghost.net

 







 


As Viagens de Jaimie - The Travels of Jaimie McPheeters - Parte 1


 

 

Série de TV do gênero "western” produzida pela MGM Television para a rede americana ABC, tendo sido apresentada nos Estados Unidos em única temporada de 26 episódios preto e branco de 42 minutos (sem os comerciais), entre 29 de setembro de 1963 e 15 de março de 1964. No Brasil foi apresentada no final dos anos 60 e começo dos anos 70. A série foi baseada no livro homônimo de Robert Lewis Taylor, ganhador do prestigioso Prêmio Pulitzer de 1959.

 

Foto - Kurt Russel e Jena Engstrom

 

A série segue a vida de Jaimie McPheeters (interpretado pelo então garoto Kurt Russel) e seu pai, 'Doc' Sardius McPheeters ( interpretado por Dan O’Herlihy). O ano era 1849 e os dois rumavam para as jazidas de ouro da Califórnia numa caravana estilo “Velho Oeste”, chamada “Patrulha Castor”.  Dentre outros astros da série destacam-se  Charles Bronson, James Westerfield, Sandy Kenyon  e os Irmãos Osmond  (Alan, Jay, Merrill e Wayne), que brilhariam nos anos 70 como ídolos juvenis da música “pop” americana. 

 

Foto - Charles Bronson - Kurt Russel

 

A série inovava pelo fato de se basear no ponto de vista de um garoto de 12 anos. Apesar disso e da presença infanto-juvenil no elenco, não era exatamente uma série para crianças e adolescentes. O caráter denso e até dramático da maioria dos episódios deve ter contribuído para a pouca repercussão da série, não obstante o indiscutível brilho do elenco e tramas tocantes. 

 

 

 

Foi concebido pela ABC como um “western” voltado para a geraçãobaby-boomer” (a geração nascida logo após a Segunda Guerra), principalmente rapazes. Ainda hoje os fãs nos Estados Unidos relembram a série  pela marcante canção-tema e a surpreendente atuação do então pré-adolescente Kurt Russel. 

 

 

O elenco base, com a evolução da série, foi dando lugar à participação cada vez maior de Kurt Russel e Charles Bronson, além de atores convidados, muitos dos quais se tornariam famosos em longas metragens, como: Warren Oates, Burgess Meredith (o ”Pinguim” da série de TV “BATMAN”), James Whitmore, George Kennedy, Martin Landau, Leif Erickson e David McCallum (da série "O AGENTE DA UNCLE").

 

O ator irlandês Dan O’Herlihy em cena do episódio piloto de “As Viagens de Jaimie

 

A versão televisiva da aclamada obra de Robert Lewis Taylor mostrou-se um dos mais maduros e imprevisíveis “westerns” da década. No episódio-piloto, o diretor John Gay mostra a preparação de uma caravana de pioneiros em Saint Louis, atraídos pela “corrida do ouro” na Califórnia. 

 

 

A trama é sempre vista pelos olhos do garoto Jaimie, que se junta ao grupo com seu pai Sardius McPheeters, médico e cirurgião, em busca de riqueza e de uma forma de se evadir dos cobradores que, literalmente, o caçam por toda a cidade.

 

 

As Viagens de Jaimie destacou-se por um realismo que era incomum na televisão e o título de cada episódio era sempre iniciado como O DIA DISSO, ou O DIA DAQUILO. Nos primeiros, evitou-se o melodrama, para salientar as tarefas cotidianas envolvidas na preparação de uma caravana. O sentimento de admiração de Jaimie ao avistar a vastidão das  paisagens do oeste pela primeira vez (expressa pela emotiva narração na primeira pessoa) confere à série um tom de luminosidade e leveza. 

 

 

Quando ameaça e violência apareciam, eram súbitas e memoráveis. Os episódios eram ágeis na passagem de momentos despretensiosos para cenas mais carregadas. No episódio piloto, Jaimie cai de um bote a remo direto nas garras de um grupo de bandidos que tentam obter resgate do seu pai. 

 

 

No Segundo episódio, destaca-se o dilema enfrentado pelo condutor da caravana, Buck Coulter (Michael Witney). Coulter é obrigado a enfrentar os colonos, que freqüentemente se mostravam ingênuos na vastidão das terras inexploradas. É o caso do casal cuja pesada carga de “tijolo bom de Indiana”, guardada para construir os alicerces do novo lar, estava atrasando a marcha da caravana . 

 

 

Quando um criador de casos (John Davis Chandler) mata um índio e a tribo quer vingança, Coulter se vê na situação de decidir entre entregar o causador do problema aos índios ou defender a caravana de um ataque. Apesar do espanto dos outros homens na caravana, Coulter permite que os índios torturem o encrenqueiro até a morte.

 

 

Devido aos baixos índices de audiência na América, a ABC decidiu extirpar alguns elementos que fizeram de As Viagens um seriado singular. O elenco coadjuvante desapareceu, o malandro e patético personagem de O’Herlihy ganhou mais dignidade, os episódios soltos tomaram lugar da trama mais seqüenciada e Charles Bronson juntou-se ao elenco para substituir de forma convencional um personagem morto na história ( o condutor da caravana Buck Coulter). 

 

Foto - Charles Bronson e Dan O´Herlihy

 

Pior ainda, para introduzir Bronson o mais cedo possível, a rede transmitiu episódios fora de ordem, mostrando Coulter após a sua morte e a narração de Jaimie esclarecendo que se tratava de um “flashback”.  Quatro diferentes equipes de produtores e editores de histórias passaram pela “porta giratória” da série, antes da ABC por um fim ao processo de agonia logo no final da primeira temporada.

 

 

Depois que a série foi cancelada, Kurt Russel e Charles Bronson repetiram seus papéis de Jaimie McPheeters e Linc Murdock no filme para TV, GUNS OF DIABLO, uma versão colorida e expandida do episódio final da série ("The Day of the Reckoning"). O ator Russ Conway substituiu Dan O’Herlihy no papel de Doc McPheeters.

 

Daniel O’Herlihy e  Jena Engstrom (esquerda), vistos aqui no episódio inicial da série ( “The Day of Leaving,)”. Jena seria substituída por Donna Anderson logo em seguida, na primeira de uma longa série de saídas no elenco e equipe do atribulado seriado.

 

O grupo de pioneiros na marcha em busca de ouro tinha:

 

 

Kurt Russell como Jaimie McPheeters, um garoto de 12 anos e Dan O'Herlihy como "Doc" Sardius McPheeters, pai de Jaimie, um malandro de origem escocesa, com um fraco por jogo e bebida, que deixara Paducah, no Kentucky, bem a tempo de escapar dos credores.

 

 

Donna Anderson como Jenny, uma linda órfã de 17 anos, que fica amiga de Jaimie ao longo da movimentada jornada. Ela substittuiu Jena Engstrom logo após o primeiro episódio.

Mark Allen e Meg Wyllie como o Sr. (Matt)  e Sra. Kissel, dois seguidores devotos da Bíblia, que deram a seus quarto filhos nomes de livros das Sagradas Escrituras.

 

 

Os Irmãos Osmond (Alan, Jay, Merrill e Wayne) como os Irmãos  Kissel  - Miquéias, Levítico, Deuteronômio e Lamentações. Eles cantam durante as viagens. Além disso, cantam a canção-tema da série, que posteriormente ganhou uma versão dos Bee Gees.

 

 

Hedley Mattingly como Henry T. Coe, um cavalheiro bem de vida; Vernett Allen III como Othello, o assistente de Coe; Michael Witney como Buck Coulter, o guia da caravana. Ele morre ao salvar a vida de Jaimie McPheeter.

 

Outra cena com Russell e Bronson, que dominaram a maior parte do seriado.

 

Charles Bronson como Linc Murdock, o rude e teimoso companheiro que substitui Buck Coulter como guia da caravana. Ao longo da jornada ele descobre uma ex-namorada num “saloon” e supera a culpa que carregara há anos julgando-se responsável pela morte dela.

 

Kurt Russell ao lado de Vitina Marcus, que

apareceu em episódios de Perdidos no Espaço e

Viagem ao Fundo do Mar

 

Sandy Kenyon como Shep Baggott.

James Westerfield como John Murrell.

Robert Carriort como Hard Luck Slater.

John Chandler como Dick McBride.

 

 

Elenco - Fotos Recentes

 

Kurt Russell como Jamie McPheeters

 

Charles Bronson como Linc Murdock

 

Susan Seafiorth como Louisa

 

Slim Pickens como Bly

 

James Whitmore como Fox Smith

 

Barbara Nichols como Mamie

 

George Kennedy como Angus

 

Lee Van Cleef como Raoul Volta

 

Keena Wynn como Sam Parks

 

David McCallum como Profeta

 

Falecimentos no elenco: 

 

Dan O'Herlihy: 17/02/2005;

Charles Bronson: 30/08/2003;

James Westerfield: 20/09/1971.

 

Partes:  01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net