tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Yes Minister - Parte 1


 

 

Yes Minister foi uma comédia satírica da televisão e rádio inglesa, escrito por Sir Antony Jay e Jonathan Lynn, transmitida originalmente no Reino Unido pela BBC televisão e rádio, entre 1980 e 1984, divididos em três séries de sete episódios.

 

 

Mais tarde, uma seqüência denominada como “Yes, Prime Minister” foi apresentada de 1986 a 1988. No total foram produzidos 38 episódios, exibidos de 25 de fevereiro de 1980 a 28 de janeiro de 1988, de aproximadamente 30 minutos cada, com exceção dos especiais de Natal, e diversas curtas especiais que foram mostradas ao longo da série, que tinham uma duração diferente.

 

 

O seriado era essencialmente uma comédia de situação clássica que expunha as diversas maquinações na mais alta esfera política e do funcionalismo público na Grã Bretanha. O assunto do espetáculo girava em torno do gabinete de um ministro britânico, no gabinete do Departamento para Assuntos Administrativos e outros setores ministeriais.

 

 

O personagem principal da série se chamava Jim Hacker, interpretado pelo ator Paul Eddington, como um ex-editor de um jornal, que aparentemente antes de entrar para o governo passou grande parte de seu tempo ficando ao lado das bancadas oposicionistas antes de seu partido ganhar as eleições gerais.

 

 

Ele acaba sendo chamado para se tornar o Ministro dos Assuntos Administrativos, de um fictício governo britânico e posteriormente chega ao cargo mais alto da nação, como Primeiro-Ministro do Reino Unido. No início ele se mostra bastante entusiasta, mas muito ingênuo politicamente e pretendendo trazer grandes mudanças para o departamento.

 

 

Depois de um certo tempo, começa a perceber que as táticas da Função Pública estão impedindo suas mudanças de serem colocadas em práticas e quando começa a perceber isso, torna-se muito mais astuto e também cínico, chegando a usar de alguns artifícios da Função Público para ele mesmo.

 

 

O ministro é retratado regularmente como um grande trapalhão e incapaz de tomar uma firme decisão, com tendências a fazer disparates potencialmente embaraçosos e naturalmente acaba sendo alvo das críticas por parte da imprensa.

 

 

Outro personagem muito importante é Sir Humphrey Appleby, que atua como Secretário Permanente do ministro Jim Hacker no Departamento de Assuntos Administrativos e ele é um dos principais líderes que fundamentalmente fizeram Hacker chegar à posição que chegou. Ele é um mestre na manipulação e em obscurecer os fatos.

 

 

Gosta de confundir seus adversários com uma porção de jargões técnicos, que ninguém consegue decifrar, nomeia estrategicamente seus aliados e faz de tudo para sufocar o primeiro-ministro com propostas burocráticas. Outro componente importante para a série é Bernard Woolley que é o Chefe de Gabinete de Jim Hacker. Tem sua lealdade dividida entre Hacker e Sir Humphrey e teoricamente ele é o responsável pessoal de Hacker, mas todas as suas ações são geralmente descritas por Sir Humphrey.

 

 

Uma das suas características principais e de apontar sempre impossibilidades físicas de Sir Humphrey ou de Hacker com metáfora mistas. É quase um obsessivo, pedante, que às vezes parece uma criança, fazendo barulhos de animais ou fazendo gestos estranhos, que muitas chega a irritar o Primeiro-Ministro.

 

Partes:    01     02     03     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net