tvsinopse.

kinghost.net

 







 


You Bet Your Life - Parte 1


 

 

You Bet Your Life foi uma série norte-americana de rádio e televisão, no formato de um quiz show, criado por John Guedel, que na versão original foi apresentado pelo famoso humorista Groucho Marx e tendo como assistente George Fenneman como o locutor que narrava e anunciava o programa.

 

 

Este programa foi pela primeira vez apresentada pela Rádio ABC em 1947, dois anos depois passou a ser exibido pela CBS e finalmente passou para a NBC Radio por volta de 1950. O programa era uma mistura de entrevista com os participantes que jogavam para ganhar boa quantia em dinheiro e piadas contadas por Groucho, além de uma “tiração de sarro” para cima dos participantes do espetáculo.

 

 

O momento forte do programa era um game show, onde no início de cada programa o público era informado de uma palavra secreta daquele episódio e toda vez que o concorrente participante, durante uma série de perguntas organizada por Groucho, dissesse a palavra secreta, um pato muito semelhante ao Groucho cairia do teto e o concorrente anexaria como bônus cerca de 100 dólares.

 

 

O programa não só trazia pessoas desconhecidas, bem como pessoas de grande renome da época que tinham que responder perguntas dificílimas como “Que cor é uma laranja?” e/ou “Quando começou a guerra de 1812?”. O programa da rádio durou até 1959 e pouco depois, em 1960 estreava na televisão com o título de “The Groucho Show”, através da NBC e durou uma temporada.

 

 

Na realidade o espetáculo foi apresentado, rádio e televisão NBC, entre 5 de outubro de 1950 até 21 de setembro de 1961, num total de 429 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada. Na década de 70 o espetáculo foi reprisado em syndication com o título de “The Best of Groucho” e desta forma também se transformou no primeiro game show a ser reapresentado em syndicated.

 

 

O programa de televisão teve como principal patrocinador a Chrysler, que na época fazia propaganda dos modelos DeSoto, que também eram incorporadores aos créditos de abertura do espetáculo. Nos início dos anos 80, Buddy Hackett tentou novamente apresentar um programa muito parecido utilizando o mesmo título, mas o programa acabou fracassando e só conseguiu agüentar uma temporada.

 

 

E 1988, Richard Dawson criou um programa piloto e apresentou a NBC, mas foi recusada por ela. De 7 de setembro de 1992 a 4 de junho de 1993, uma nova versão foi ao ar, tendo agora como apresentador principal o ator/comediante Bill Cosby, já que Groucho havia morrido em 1977, contendo algumas modificações o programa original.

 

 

Apesar do programa não agüentar mais que uma temporada somente, Bill Cosby chegou a ganhar o prêmio “Kid´s Choice Award” com ele. Mais recentemente um lote com vários episódios foram lançadas em DVD, inclusive aquelas que hoje em dia já são consideradas de domínio público. Não foi encontrado nenhum registro de sua exibição no Brasil, mas certamente inspirou enormemente diversos programas em terras brasilis.

 

 

Groucho Marx nasceu como Julius Henry Marx, no dia 2 de outubro de 1890, numa família de imigrantes judeus alemães e ficou muito famoso principalmente pelas suas criativas frases e considerado como o mestre do humor norte-americano. Começou sua carreira aos 15 anos de idade cantando em pequenas peças de teatro.

 

 

Depois se juntou aos seus irmãos em espetáculo de vaudeville, formando um quarteto musical muito engraçado que ficou mundialmente conhecido como os Irmãos Marx. O sucesso do grupo praticamente teve início quando eles assinaram um contrato com a Paramount em 1929 e fizeram uma série comédia considerada como verdadeiros clássicos do cinema de humor como “Animal Crackers”, “The Cocoanuts" e "Monkey Business", entre outros.

 

 

Apesar de ser um grupo, Groucho se destacou principalmente pela sua caracterização que ele trazia desde os tempos do vaudeville e também lembrava os grandes astros dos filmes mudos. Seus detalhes principais incluíam os óculos, o charuto e uma espessa sobrancelha pintada, além de um enorme bigode. Groucho também ficou famoso pelas suas célebres frases criativas como “Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio”, por exemplo.

 

 

Fez cerca de 18 filmes, dos quais 14 juntamente com seus irmãos. Groucho morreu de uma pneumonia, aos 86 anos de idade, no dia 19 de agosto de 1977, em Los Angeles. Ele foi enterrado no Eden Memorial Park e onde, segundo muitos admiradores, caberia bem um epitáfio em sua tumba dizendo: “Perdoem-me se eu não levanto para saudá-los”, uma frase que certamente seria muito típica do seu inteligente humor.

 

Partes:    01     02     03     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net