tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Zorro - Parte 1


 

 

O herói mascarado Zorro foi criado em 1919 pelo escritor Johnston McCulley e apresentado pela primeira vez na revista norte-americana chamada All Story Weekly com o nome de "The Curse of Capistrano" (A Maldição de Capistrano) e logo conseguiu alcançar um grande sucesso, sendo transformando posteriormente em diversos livretos contendo várias historietas.

 

 

Esse tipo de literatura no início do século XX, era chamado de "pulp", ou seja, um subgênero literário considerada de baixa qualidade e caracterizada por novelas, contos e romances vendidos como livros de bolso. Por esse motivo também que Zorro sempre foi considerado um ícone menor da cultura pop e um representante de um gênero menor de ficção norte-americana conhecida como "Swashbuckler". 

 

 

O personagem Zorro foi provavelmente inspirado nas histórias de alguns bandidos reais da Califórnia e alguns também o associam com Joaquim Murrieta, cuja vida foi publicada num livro em 1954 por John Rollin Ridge. Outras inspirações possíveis seriam baseadas nas histórias de Robin Hood e talvez até no livro Pimpinela Escarlate de 1905, pois guarda muitos paralelismos com a história criada por McCulley.

 

 

Zorro foi traduzido para mais de 26 idiomas diferentes e acabou chamando a atenção dos cineastas para esse fenômeno literário e rapidamente chegou ao cinema, num filme mudo chamado "The Mask of Zorro" (A Máscara do Zorro) já em 1920, protagonizado pelo ator Douglas Fairbanks.

 

 

O filme não obteve grande repercussão, mas foi o responsável por inaugurar as características marcantes do herói, como a espada, o chicote, a máscara e a famosa marca "Z", que originalmente não existia nos contos de McCulley.

 

 

Em 1925, Douglas Fairbanks voltou a fazer outro filme mudo sobre o herói mascarado num filme chamado "Don Q, Son of Zorro" (O Filho do Zorro), dirigido por Donald Crisp, onde Fairbanks interpreta Don César de la Vega.

 

 

Mas o sucesso real de Zorro no cinema chegou somente num filme de 1940, num revival de 1920, também chamado de "The Mask of Zorro", dirigido por Rouben Mamoulian e produzido pela 20th Century Fox, estrelado por Tyrone Power como Don Diego de la Vega (Zorro), Linda Darnell como Lolita Quintero, Montagu Love como Don Alejandro Vega, Basil Rathbone como o Capitão vilão e J. Edwardo Bromberg como um corrupto governador. Esse filme é apontado por muito autores como o primeiro filme, a realmente criar uma verdadeira identificação do público com o herói mascarado.

 

 

 

Curiosamente, pouco tempo depois em 1944 surgiu um filme serial produzido pela Republic Pictures chamado "Zorro´s Black Whipe", dirigido por Spencer Bennet, em que o personagem Zorro era interpretado pela atriz Linda Stirling como Barbara Meredith, que lutava contra o criminosos que conspiravam contra a criação do Estado de Idaho. O filme iniciava com o irmão de Barbara chamado Randy, que lutava disfarçadamente como o herói mascarado, mas acaba sendo assassinado e então Barbara toma seu lugar e continua a sua luta.

 

 

Em 1949 surge um outro serial chamado "Ghost of Zorro" dirigido por Fred C. Brannon e protagonizado por Clayton Moore como Ken Mason, um filme sem muita importância no cenário internacional, a não ser pelo fato de Clayton Moore, pouco tempo depois ter protagonizado uma série chamada Lone Ranger (1949-1957), onde ele interpretava um herói também mascarado.

 

 

Coincidência ou não, mas na década de 60 quando Lone Ranger (O Cavaleiro Solitário) foi apresentado no Brasil recebeu o nome de Zorro, criando uma grande confusão que persiste até os dias atuais. Lone Ranger possui poucas semelhanças com o real Zorro, pois a série era retratada num cenário de cowboys, nos Estados Unidos e as lutas geralmente aconteciam entre os fazendeiros e os índios. Ele tinha um companheiro índio chamado Tonto e andava num cavalo branco chamado Silver e sua origem e história eram completamente diferentes. 

 

Partes:    01     02     03     04     05     06     07     08     09     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net